Panorama Palestina

 


Marcelo Guimarães Lima,

Panorama Palestina,

desenho digital, 2014


O personagem Handala (também Handhala, Hanzala ou Hanthala ) foi criado em 1969 pelo cartunista palestino Naji al-Ali (1938-1987) . O menino representa uma criança palestina nos seus 10 anos de idade como testemunha local dos horrores da morte, destruição, ocupação e a guerra sem fim contra o povo palestino nos territórios ocupados. O próprio Naji al-Ali foi obrigado a deixar sua terra e tornar-se refugiado no Líbano aos 10 anos de idade. Deste modo, a personagem do menino Handala tem tanto a dimensão pública simbólica da condição palestina, quanto de autobiografia em imagens.

Em seus cartuns, Naji al-Ali criticava Israel e as potências ocidentais que apoiavam o isolamento e a opressão do povo palestino e, igualmente, não deixava de criticar as lideranças árabes de então. A popularidade de seus incisivos cartuns e do personagem Handala transformou a figura do menino descalço em símbolo da resistência e da identidade palestina. 



Handala por Naji al-Ali

fonte: Wikipedia


O cartunista foi assassinado em 1987 em plena luz do dia em Londres, onde vivia e trabalhava para a imprensa árabe e internacional. O responsável pelo crime não foi identificado. Segundo alguns jornalistas e pesquisadores, o crime pode ter sido cometido por agentes duplos, possivelmente árabes trabalhando para lideranças árabes e para Israel.

 O menino Handala vive hoje nos muros e cartazes da Palestina sitiada e reaparece como símbolo poderoso da resistência nos protestos e iniciativas rebeldes da população palestina. 



Handala, em um muro de Bil'in, na Cisjordânia ocupada.

fonte: Wikipedia


Em 2014, Israel bombardeou a Faixa de Gaza e destruiu um mercado e uma escola da ONU, além de inúmeros prédios e igualmente um campo de refugiados, ações que dexaram mais de 100 mortos na população geral e foram denunciadas pela ONU. Panorama Palestina é uma gravura digital que realizei em 2014 (combinando desenhos em papel com composição e tratamento digital) inspirada no personagem símbolo de Naji al-Ali, tendo sido exposta em Dubai no mesmo ano. 

Comments

postagens + vistas