A força moral de Luís Inácio Lula da Silva

Marcelo Guimarães Lima 


Neste deserto de gente e de decência que se tornou o Brasil do golpe e do desgoverno Bolsonaro, a figura de Luís Inácio Lula da Silva se singulariza no supremo contrataste da grandeza moral do líder operário e dirigente político a quem todas as baixezas, as mesquinharias, todo o ódio, toda a maldade, todas as injustiças escancaradas de seus adversários e algozes não conseguem dobrar e desmoralizar. 

Na vala comum da hipocrisia e da vileza onde vivem e respiram os “donos” da nação (em muitos aspectos hoje meros prepostos do poder externo), banqueiros, financistas, empresários, a cúpula militar, os donos da comunicação, a direita institucional e seus colaboradores, neste local onde o ar é irrespirável para a maioria de nós, para todos os que trabalham de fato e produzem a duras penas a riqueza da nação, neste lugar não cabe o homem e o líder popular Lula. Algo incompreensível aos que medem o mundo e os outros pela régua que lhes é própria da mentira, do engano, da hipocrisia, da ganância, da exploração, da baixeza e da crueldade cotidianas. 

O ódio planejado, sistematizado pelos “de cima”, naturalizado por uma imprensa vil e covarde, impulsionado pelo sistema centenário de exclusão e submissão que a classe dirigente deste país construiu ao longo de sua história, onde a violência simbólica mimetiza a violência física, cotidiana da repressão, tortura e morte, este ódio, esta paixão mórbida e autodestrutiva, alimenta o contexto onde pretende vicejar a ditadura de fato sob a frágil aparência de uma “normalidade” institucional qualquer.  

E, no entanto, os fatos na sua crueza, o ataque à vida da maioria dos brasileiros, teimam em desmentir a farsa da normalidade, deixam nú o sistema da injustiça feita norma, da violência banalizada, da ignorância empoderada, da barbárie como padrão, do conformismo como regra. 

A foto de Lula, septuagenário, a caminho do enterro de seu neto é o retrato da força moral de um brasileiro exemplar, da dignidade de um filho do povo. Lula, um homem hoje marcado pela dor, mas que na dor e no suplício nos mostra a dignidade que também mora em nós. Com Lula resiste e se afirma a nossa humanidade. A liberdade para Lula é a liberdade do povo brasileiro, aquela que o povo saberá pelo seu exemplo de resistência retomar para desespero e o pavor dos carrascos de hoje, seus cúmplices e seus mandantes.


Comments

postagens + vistas