Da política como trambique

 Marcelo Guimarães Lima




imagem: @mediativismo


O que significou a presidência de Jair Bolsonaro para o Brasil? Essa imagem, com o poder de síntese que é próprio das imagens criadas para esclarecer contextos e significados, responde à pergunta de maneira direta e completa. 

A presidência de Bolsonaro significou o domínio do Baixo Clero Parlamentar na vida política nacional e a união entre os habituais grandes acaparadores da riqueza nacional, banqueiros, financistas, a mídia monopolizada, empresários fraudadores, os defensores brasileiros dos interesses corporativos estrangeiros, etc. e os trambiqueiros pé-de-chinelo dos partidos de aluguel integrados na estrutura política brasileira desde sempre.  

Significou e ainda significa, até que todos os participantes dos crimes variados, da corrupção normalizada até o genocídio planejado e executado como negócio, sejam duramente penalizados.

A imagem de uma República das Bananas liderada por um trapaceiro vulgar e de inteligência limitada, não é nada boa para os negócios do Brasil no mundo globalizado. Algo que até mesmo os comensais do poder, os amiguinhos das famílias mafiosas e milicianas, sonegadores e fraudadores em geral e mesmo a Rede Globo, podem entender ainda que a ficha caia muito lentamente para alguns.

É próprio da imagem se impor à nossa percepção e por essa via ao entendimento. A leitura crítica de imagens é uma competência fundamental em nosso tempo que deveria ser debatida nas escolas. A imagem satírica, quando cumpre sua função de esclarecimento, de desvendar enganos, é um corretivo para narrativas falsamente sentimentais, equivocadas e mentirosas, é um tribunal ao mesmo tempo severo e justo, no qual não cabem apelações posteriores.


Comments

postagens + vistas