Abaixo-assinado em apoio à população e aos trabalhadores peruanos


 

Em apenas 16 meses de governo, o presidente Pedro Castillo, eleito em 2021 no Peru, com apoio de trabalhadores e camponeses, enfrentou imensa pressão da extrema-direita fujimorista, do congresso conservador, da elite do país e dos meios de comunicação. 

Mesmo levando-se em conta possíveis erros de Pedro Castillo, o fato é que o objetivo permanente da maioria do Congresso peruano foi impedir Castillo de governar, culminando com os acontecimentos de 7 de dezembro de 2022, com o afastamento e a prisão do presidente eleito. Isso provocou grande indignação e uma poderosa mobilização dostrabalhadores e camponeses, exigindo a saída de Dina Boluarte, a convocação de novas eleições presidenciais e parlamentares, a convocatória de uma constituinte que enterre a Constituição fujimorista e a liberdade para Pedro Castillo.

Como resposta, Dina Boluarte e o Estado peruano desencadearam uma feroz repressão que já causou cerca de 50 mortes. Nada, no entanto, detêm o movimento popular. Na recente onda massiva de protestos, em Lima, houve a prisão inaceitável de 200 manifestantes na Universidad San Marcos.

Neste contexto, de aumento das mobilizações no país, nos somamos às pautas das organizações peruanas que exigem das autoridades do país:

1. Saída de Dina Boluarte;

2. Novas eleições presidenciais no país;

3. Convocatória de uma Constituinte que redesenhe o Estado peruano;

4. Pela liberdade de Pedro Castillo e todos/as presos/as políticas peruanos/as


Assinam parlamentares, entidades e cidadãos brasileiros: veja aqui a lista PDF


adesões: daniloenrico@gmail.com


Comments

postagens + vistas