ARTE PELA DEMOCRACIA de 13 de maio a 10 de julho de 2016 - Centro Cultural São Paulo




A exposição Arte Pela Democracia
compõe-se de cerca de 250 cartazes
em defesa da democracia brasileira.


Em paralelo à exposição, acontece, de 13 a 18 de maio, a mostra de cinema A luta continua e o ciclo de debates de 01 a 03 de junho do II Salão do Livro Político.

A exposição Arte Pela Democracia apresenta cerca de 250 cartazes criados em 2016 por diversos artistas em defesa da democracia brasileira. O movimento espontâneo nascido nas redes sociais elegeu o cartaz como meio de comunicação democrático e de vocação também mobilizadora, resultando numa produção em massa de cartazes artísticos. Uma série de 200 cartazes, impressos em xerox colorido, foi doada ao Centro Cultural São Paulo, e compõe a exposição ao lado de demais cartazes de movimentos sociais do acervo do CCSP, como exemplares da coleção de cartazes doada pela Comissão Justiça e Paz, entidade fundada em 1972 por iniciativa de Dom Paulo Evaristo Arns, em defesa dos Direitos Humanos frente ao terrorismo de Estado instaurado no país com o golpe civil-militar de 1964.


Marcelo Guimarães Lima
Não Vai Ter Golpe
2016


No contexto da exposição Arte Pela democracia acontece também a mostra da Curadoria de Cinema A luta continua, na Sala Lima Barreto, de 13 a 18 de Maio, com uma seleção de filmes que retratam um momento político histórico ou ficcionalizam a luta de personagens à beira dos privilégios na conquista por melhores condições de vida.

O Centro Cultural São Paulo que faz aniversário no dia 13 de maio, data em que se comemora também a libertação dos escravos, expressa em sua própria arquitetura o ideário democrático. Em 1984, o CCSP foi palco da exposição DIRETAS JÁ, quando diversos artistas produziram uma série de cartazes em defesa das eleições diretas no país (o exemplar desse período presente na mostra é de autoria da artista Gerty Saruê). Na ocasião foi realizada uma exposição com esses cartazes, maioria deles em xerox P/B, hoje, mais de 30 anos depois, uma nova geração de artistas dá continuidade à luta pela democracia no país.

Cartazes_artepelademocracia é uma proposta viral que se apropria da linguagem visual para difundir um ideal democrático. Ação que surgiu logo após a manifestação do dia 13 de março, um dos principais atos nacionais de 2016 contra à democracia.

Até então, o facebook - que já vinha sendo usado para fins políticos- tornou-se uma plataforma essencial para reunir e ativar em rede pessoas de todo o Brasil, contra ou a favor do golpe. Neste momento criou-se o grupo “Arte a favor da democracia”, paralelemente a outros como “Cinema pela democracia”, “Teatro pela democracia” etc...

No ímpeto de lutar a favor de um estado de direito foi lançado (dentro do grupo “Arte a favor da democracia”, depois compartilhado nas páginas dos membros e viralizado para os amigos dos amigos) uma chamada aberta para estimular artistas e não artistas a fazerem seus próprios cartazes de protesto contra o golpe. Uma iniciativa que surgiu de uma conversar virtual, que contou com muitos parceiros e que passado um mês segue viva e persistente.

Hoje, o que o CCSP apresenta é apenas uma fração dos cartazes que foram criados, visto que é impossível o controle sobre todo o material que foi produzido a partir da chamada aberta. Logo, o que se propõem com esta mostra não é privilegiar um cartaz ou outro, mas sim incentivar a criação de mais cartazes. É preciso dizer bem alto: VAI TER LUTA!

Comments

postagens + vistas