SUFOCO - JUSTIÇA PARA RESPIRAR



SUFOCO – JUSTIÇA PARA RESPIRAR

Vídeo do Manifesto Coletivo 


Em 26 de fevereiro de 2020, tivemos o primeiro caso oficial de Covid-19 no Brasil. Quatro anos depois, ainda carregamos o vazio deixado pela ausência de 700 mil pessoas perdidas em nossas relações pessoais.

Para marcar essa data, o Manifesto Coletivo realizou o vídeo intitulado "Sufoco – Justiça para respirar", com 2’48”. Trata-se de um vídeo sensível e reflexivo, que tem também o objetivo de chamar a atenção para a importância da responsabilização do ex-presidente e demais governantes pelas mortes (em grande parte evitáveis), rompendo uma tradição do nosso país de não punir autoridades.

O Brasil teve três vezes mais mortes que a média mundial. Isso fica evidenciado por sermos um país que possui 2,7% da população do planeta e termos somado 10% das mortes no mundo, o que uma conta simples nos permite afirmar que meio milhão de mortes seriam evitáveis, tivesse o ex-presidente feito opções amparadas pela ciência – e não por terraplanismo ou fake news. Os indícios de genocídio são fartos.

O Manifesto Coletivo tem insistido na necessidade de um Tribunal Popular que julgue o ex-presidente Bolsonaro por seus erros e omissões relativos à condução governamental da pandemia em nosso país.

Bolsonaro não deve ser absolvido pelo esquecimento trazido pela inelegibilidade, que, embora justa, mostra-se insuficiente. Defendemos que sua imagem permaneça vinculada ao desastre humanitário de sua gestão e à necessidade de adequada responsabilização.

Desejamos reavivar a memória, para jamais nos esquecermos das 700 mil vidas brasileiras perdidas para a Covid-19. Nossos mortos sem velório, muitos enterrados em covas coletivas, não nos permitem ignorar a necropolítica que foi empregada em inúmeras ações e inações.

Acreditamos que somente com a responsabilização dos gestores públicos incumbidos à época de cuidar da população haverá reparação. Com justiça, poderemos simbolicamente sepultar nossos mortos e, então, respirar novamente.


Uma produção MANIFESTO COLETIVO

Créditos:

Direção: Junae Andreazza, Laymert Garcia dos Santos, Marta Nehring, Veridiana Zurita

Roteiro: Marta Nehring

Voz: Camila Mota

Trilha Original: Vladimir Safatle

Montagem e Arte: Junae Andreazza

Imagens: Veridiana Zurita

Supervisão: Laymert Garcia dos Santos


#semanistia #covid19 #justiça #anistianuncamais #sus #stf #medicina #saude #inelegivel #bolsonaro #tribunaldejustica #anistia #direitoshumanos #lula #silvioalmeida #flaviodino

Comments

postagens + vistas